Skip to main content
Projetos

Projeto FOODSENSE

2020 - 2024

O Professor José Oliveira Santos participa do projeto como Director Técnico por parte do Promotor do Projeto AFINOMAQ Lda.

Foodsense- Desenvolvimento de sistema integrado em linha de enchimento para deteção de contaminantes em produtos alimentares.
O projeto FoodSense tem como principal objetivo desenvolver, construir, testar e validar uma linha de enchimento inovadora para a indústria alimentar, em particular para aplicação em processo de produção de maionese e gelados, que permita a rápida deteção on-line de diferentes microrganismos. É uma iniciativa de I&D em co-promoção, liderado pela AFINOMAQ, que utilizará a tecnologia a desenvolver, em colaboração com as empresas FS- Functional Steel WSBP Electronics, e com as entidades não empresariais do sistema científico e tecnológico nacional INESC-MN e o INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory.

O projeto FoodSense pretende disponibilizar uma solução que permitirá monitorizar e controlar, em tempo quasi-real, os parâmetros microbiológicos do produto no reator de uma linha de enchimento onde se misturam os ingredientes constituintes do produto final e posteriormente nas outras fases da linha de enchimento.
A solução integrará 4 componentes que constituirão o protótipo industrial denominado de sistema FoodSense:

  • Dispositivo com biossensor para análise de parâmetros microbiológicos, constituído por um módulo microfluídico de preparação de amostra e módulos dinâmico e/ou estático de deteção microbiológica;
  • um tanque reator, onde os produtos alimentares permanecem antes de prosseguirem;
  • para a enchedora automática de 4 estações;
  • uma interface FoodSense, constituída por um sistema de gestão e interface intuitiva para o utilizador que incluirá um sistema de alerta para as amostras em inconformidade.

O projeto FoodSense terá um impacto elevado na indústria alimentar, nomeadamente ao nível da monitorização e controlo da qualidade e segurança alimentar, velocidade na tomada de decisão e redução dos tempos de paragem das linhas de produção, no âmbito dos sistemas de gestão de segurança alimentar HACCP (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Crítico), implementados pelas empresas, o que propiciará uma mais-valia competitiva com ganhos económicos, ambientais e sociais às empresas que a venham a adotar.

Conferirá também à empresa AFINOMAQ uma vantagem competitiva, dado que através da colocação no mercado deste inovador sistema, permitirá diferenciar-se da concorrência, fornecendo uma nova solução quer para os atuais clientes, como para novos clientes, em mercados geográficos como a Alemanha, Espanha, França e EUA.